“O tolo estoura de raiva por qualquer coisa, mas o homem sábio nunca perde a cabeça quando é insultado.”
(Provérbios 12:16)
Provérbios foi o segundo livro escrito por Salomão. É um livro cheio de conselhos para muitas áreas em nossa vida, principalmente, para moldar nosso caráter. Ele contém 31 capítulos, um para cada dia do mês. Interessante, não é? Mais interessante seria se meditássemos nele, todos os dias de nossa vida. Você quer ter um caráter aprovado por Cristo? Anseia por sabedoria? Então faça isso! Há duas maneiras para fazê-lo;
A primeira é ler, meditar e estudar um capítulo do livro de Provérbios, por dia, durante os 12 meses do ano.
A segunda é mais profunda. Seria interessante fazê-la antes ou depois de ter feito esse estudo. Não importa! O que importa é fazer os dois. A segunda maneira, é separar versículo por versículo. Há 914 versículos neste livro. Você deve ler, meditar e orar um por dia. Pegue um versículo, apenas um, como este de hoje. Leia três vezes. Medite em cada palavra. Ore e peça uma revelação à Deus. Depois, ore sobre aquilo que leu. Tenho certeza de que quando você começar a fazer isso, a sabedoria virá de forma abundante.
Vamos começar, juntos? Leia o versículo inteiro acima. Se puder ler em voz alta, melhor, pois há poder em nossas palavras.
Agora leia apenas até a primeira vírgula. O que está dizendo? Ele diz que aquele que é tolo, estoura de raiva por qualquer coisa. Tudo o tira do sério. O pássaro o irrita porque está cantando. O pássaro o irrita porque está voando. Tudo é motivo para reclamar.
Agora leia dessa vírgula em diante. Leia três vezes, com calma. Aqui diz que o homem sábio nunca perde a cabeça. O canto do pássaro é música para os seus ouvidos. Ele observa, atentamente, como os pássaros voam em sintonia. Ele olha como Deus é perfeito. Ele louva a Deus. Aquele pássaro pode até ter um canto irritante, mas e daí? Pior seria se ele não tivesse ouvidos para ouvir, mas ele tem! O homem sábio, nunca perde a cabeça porque ele louva a Deus em todas as coisas. O tolo revela a sua ira para todos que estão ao seu redor. Mas o homem sábio, sabe se controlar. Ele não tem culpa de sentir raiva ou qualquer sentimento negativo, mas Ele coloca aquilo diante de Deus, sem que todos saibam. O que ele poderá fazer diante daquilo que o incomoda? Diante daquilo que o afronta? Apenas colocar diante de Deus! Quando o homem sábio se cala, Ele está chamando seu Pai para o defender, porque ele sabe que a força dele não está em seus braços, mas em um Deus que tudo pode e que o defende!
Guarde esse versículo em seu coração. Repita-o em voz alta por seis vezes. O nosso cérebro precisa que leiamos, no mínimo, seis vezes algo, para que possamos entender e ficar gravado em nossa mente. Guarde-o também em seu coração. Agora ore sobre isso. Você pode fazer isso junto comigo. Repita essa oração, em voz alta:
“Pai, obrigado pela oportunidade de ler, ouvir e aprender a sua Palavra. Obrigada por ser a minha fonte de sabedoria. Derrama sobre mim sabedoria divida. Forja o meu caráter. Me ensina a ser um homem sábio. Me dê sabedoria suficiente para fazer com que o tolo aprenda com o meu exemplo, de forma que não seja preciso nem eu abrir a minha boca para ensiná-lo. Me torne um canal de bênçãos. Me encha com sua sabedoria, em nome de Jesus eu oro e agradeço. Amém”