"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração."
(Romanos 12:12)
Regozijar é se alegrar, deleitar-se, tornar feliz. Regozijo é o mesmo que prazer, felicidade, satisfação.Esperança é a ação de esperar, expectativa. Tribulação é o mesmo que sofrimento, desgraça, aflição. Ser perseverante é ser contínuo, permanente, contante.
Todos nós temos esperança em alguma coisa, seja um sonho, um objetivo ou um desejo. A Bíblia nos diz que há um tempo determinado para cada coisa e que os pensamentos de Deus não são como os nossos. Algumas coisas demoram a acontecer, aos nossos olhos, outras não acontecem por não ser da vontade de Deus. Aí começamos a desanimar. O sofrimento toma conta de nós e começamos a perder a esperança. Com isso, desanimamos e paramos de orar.
Mas Deus diz que devemos nos alegrar na esperança. E como podemos saber se aquilo que esperamos é da vontade de Deus? Simples, a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, como diz em Romanos 12:2. E se ela está de acordo com a vontade de Deus devemos nos alegrar, sabendo que ela se cumprirá no tempo certo. Traga a sua memória aquilo que te dá esperança (Lamentações 3:21) e firme-se na certeza de que, hoje você não vê, mas ainda verá aquilo que você espera se cumprir (Hebreus 11:1)
Se aquilo que você espera é da vontade de Deus, antes de receber você terá que passar por uma prova e o inimigo fará de tudo para te fazer desistir. É nesse momento que você deve ser paciente e se lembrar daquilo que tanto espera, com alegria, sabendo que tudo o que acontece coopera para o seu bem. Mas se o que espera não é da vontade Dele, ainda assim você deve entregar aquilo no altar de Deus e esperar que o sofrimento passe, pois para matar nossa carne é preciso sacrifício e muito esforço e é preciso se lembrar que Deus tem algo muito melhor do que aquilo que desejamos. É preciso alimentar nosso espírito e, isso, só conseguimos através da Palavra de Deus e da oração. Quando as tribulações vierem, mesmo que estejamos desanimados, devemos continuar orando por aquilo que esperamos. É através da oração que ganharemos renovo e força, e Deus nos lembrará de que, no final, tudo será melhor do que esperamos e Ele fará além do que podemos imaginar (Jeremias 29:11/Efésios 3:20)